← Back Published on

Resenha do filme L'esquive

Dirigido por Abdellatif Kechiche, L’esquive (2003) mostra a vida do jovem Abdelkrim (krimo) e de seus amigos, a sua maioria de descendência árabe e muçulmana, que vivem em um conjunto habitacional localizado em um subúrbio parisiense. O filme mostra o dia-a-dia desses jovens, enquanto ensaiam para encenar a peça Le Jeu de l’amour et du hasard do dramaturgo francês do século XVIII Marivaux.

A história do filme é focada em Krimo, é um jovem tímido, que após terminar, mais uma vez, o seu relacionamento com Magali, volta sua atenção para a sua amiga de infância, Lydia, que está interpretando a protagonista na adaptação da peça de Marivaux. Com o objetivo de se aproximar ainda mais de Lydia, Krimo suborna seu amigo Rachid, que fazia o papel de par romântico da personagem interpretada por Lydia, para que ele atue no seu lugar. A partir disso, todo um drama é criado na vida Krimo e de Lydia, por causa da cobrança de amigos de ambos os adolescentes sobre a resposta de Lydia para o possível relacionamento entre os dois.

Apesar dos personagens estarem inseridos em um contexto social complexo, cercados pela pobreza, violência, principalmente verbal e de lares desfeitos (o pai de Krimo está preso), a história do filme é simples e poderia ser vista em qualquer outro contexto social.Esses adolescentes extremamente histéricos, parecem falar sua própria língua, eles usam na maioria dos diálogos uma forma de falar na língua francesa, chamada de verlan, caracterizada pela inversão das sílabas nas palavras. A maior parte da tensão do filme voltada a personagens que gritam uns dos outros, e por mais que soe muitas vezes como tedioso e irritante, nunca deixa de algo genuíno. Esses jovens são insuportáveis ​​e fazem com que todos ao seu redor sintam sua ira.

O filme também acompanha a teatralidade da peça de Marivaux, usando de artifício as experiências da adolescência, e o contexto social do filme, apesar desse último ser pouco explorado de maneira direta na trama do filme, como quando a professora encarregada da peça discute como o comportamento das pessoas está sempre ligado ao status social.

L’esquive traz uma visão, quase que documental, de uma França contemporânea, contudo, o mundo explorado em L’esquive não retrata aquela realidade francesa estereotipada já conhecida, pelo contrário, o filme examina a vida das pessoas que crescem esquecidas, que estão vivendo à margem dessa realidade.